Ads 468x60px

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Futebol Brasileiro - 18ª Jornada do Brasileirão‏

Saudações brasileiras, amigos do Contra-Ataque!

Eis a penúltima rodada do primeiro turno do Brasileirão! Restando somente uma jornada para atingirmos a metade formal do campeonato, temos que o Atlético Mineiro é o campeão simbólico desta primeira parte do torneio. Além disso, a briga pelo G-4 acirrou e até na zona da degola a rodada se mostrou interessante.

(tabela / créditos globo.com)

42 pontos, 13 vitórias e um jogo a menos. Essa é a campanha impecável do Galo até o momento que lhe assegura a liderança isolada com vantagem de 3 pontos sobre o segundo colocado. Na raça, o Atlético Mineiro deu nova demonstração de sua força ao bater o Botafogo por 3 a 2, no Independência. À parte a superação dos mineiros, Andrezinho foi o destaque do Fogão ao anotar os dois tentos dos visitantes.

O Fluminense sofreu mas também venceu e segue sua perseguição implacável pela ponta da tabela. Coitado do Sport, do bom goleiro Magrão. Novamente o arqueiro fez grande exibição, porém, não conseguiu evitar o triunfo tricolor que veio graças ao gol salvador de Samuel. Se o Flu continua na vice-liderança, o Leão cai para a vice-lanterna e começa a viver certo drama para sair da zona da degola.

A briga pelo G-4 ficou mais interessante após o segundo tropeço seguido do Vasco. No clássico contra o Flamengo, o Mengão levou a melhor: 1 a 0, gol de Vagner Love, que alcança Fred na artilharia do certame com 9 tentos. Com 25 pontos, os rubro-negros se animam e esboçam arrancada rumo à Libertadores. Por outro lado, o Vasco viu sua gordura esgotar.

Isso porque o Grêmio goleou o lanterna Figueirense por impiedosos 4 a 0, no Olímpico, e encostou nos cariocas. Agora, somente 1 ponto separam as equipes. Para aumentar a alegria Tricolor, o Inter ficou no 1 a 1 com a Portuguesa, no Canindé, e abre 3 pontos sobre o eterno rival, adversário da próxima rodada.

Aliás, o Coritiba seguiu o exemplo do Grêmio e aplicou sonoros 4 a 0 no Cruzeiro, no Couto Pereira. O triunfo dá ânimo ao Coxa para afastar-se da zona do rebaixamento e já ameaça tumultuar a parte intermediária da tabela.

Os tropeços de Inter, Botafogo e Cruzeiro deram uma forcinha ao São Paulo. No Morumbi, o Tricolor bateu a Ponte Preta por 3 a 0, gols de Rogério Ceni, Lucas e Osvaldo. Seis pontos atrás do 4º colocado, o São Paulo precisa acabar com a irregularidade na competição e acertar a fragilidade do sistema defensivo. Somente após corrigir tais detalhes poderá ser postulante a uma vaga na Libertadores.

(Recado também válido para Botafogo, Internacional e Cruzeiro)

O outro clássico da rodada envolveu Santos e Corinthians, no reencontro das equipes após a semi-final da Copa Libertadores. Jogando na Vila Belmiro, o Timão abriu o placar com Danilo. André igualou para o Peixe. Aí o bandeirinha roubou a cena. No início da segunda etapa, o assistente não viu impedimentos clamorosos no ataque santista e validou o gol de André. A virada durou pouco, pois Martínez logo empatou para o Corinthians. Só que a tarde era do Santos e Bruno Rodrigo garantiu a vitória do Peixe, 3 a 2, em meio a muita polêmica e declarações fortes de Tite, técnico do Timão.

Bonito fez o Náutico. Novamente nos Aflitos, o Timbu anotou sua segunda vitória seguida ao derrotar o Bahia por 1 a 0, gol do volante Martinez. Mais três preciosos pontos na conta dos pernambucanos, agora em 11º com 23 pontos ganhos. E o Bahia segue na zona da degola.

Mas quem não perde há quatro jogos e não sai da zona do rebaixamento nem com reza braba é o Atlético Goianiense. Pelo menos dessa vez saiu de campo com a vitória: 2 a 1 sobre o Palmeiras, que também segue ameaçado.

Agora ATENÇÃO: Desde a temporada passada foi estabelecido que a última rodada está reservada para os clássicos regionais. Tal medida visava evitar a famigerada "mala branca", aquele incentivo financeiro para que um time se esforce um pouco mais para evitar que o rival seja campeão ou consiga um resultado que também lhe interessa. Assim, teremos uma rodada muito especial e repleta de jogos eletrizantes para relatar. Portanto, não percam!

É isso, pessoal!

Até a próxima rodada!

Gabriel Casaqui
www.obotecoesportivo.blogspot.com
Dúvidas, sugestões, críticas e elogios: botecoesportivo12@gmail.com

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...