Mais um entrevistado de luxo no contra-ataque. Desta vez é Miguel Rosa, uma das maiores esperanças nacionais. Rosa é um médio ofensivo talentoso, muito completo, com grande qualidade de passe e com grande imaginação e criatividade. É o comandante do futebol ofensivo da sua equipa. Depois de experiências gloriosas no restelo, onde deixou muitas saudades, Miguel Rosa tornou-se figura ao dizer que não jogava na equipa B do Benfica. Hoje é onde está. O jogador de 23 anos explica essa situação e muitas outras em exclusivo para o Contra-Ataque.
1- O que o levou a escolher o futebol ?
Comecei desde muito pequeno a jogar à bola sozinho na rua, e a minha família como viu que tinha jeito, decidiu levar-me à experiência no Benfica. Fiz uns bons treinos e fui aprovado.
2- Você fez toda a sua formação no Benfica, tendo chegado ao clube da Luz na época 2001/02. Como ingressou nos encarnados? Como caracteriza as suas sete temporadas na formação do Benfica ?
Sim, fiz a formação toda no Benfica. Ingressei no Benfica na época de 1997/1998. Tinha 8 anos quando fui à experiência e fiquei. Todas as minhas época na formação foram de grande sucesso, gracas a Deus.
3- No seu primeiro ano como sénior foi emprestado ao Estoril, e para uma 1º época como sénior fez um bom número de jogos, 21. Como define esta temporada?
Sim, é verdade, fiz 21 jogos. Realizei uma boa época, e penso que foi aí que despertei como jogador. Foi aí que comecei a ver o que era o futebol de forma mais madura e para o meu primeiro ano, felizmente, sai-me muito bem.
4- Na época seguinte, foi emprestado ao Carregado. Apesar dos seus 29 jogos, o Carregado terminou em último lugar da Liga de Honra. Que balaço faz desta temporada?
Em termos individuais correu-me muito bem. Tinha amadurecido a época antes no Estoril e isso ajudou-me muito a fazer 11 golos. Porém, em termos colectivos não correu muito bem porque acabamos em último lugar.
5-Seguiu-se mais um empréstimo, o primeiro ao Belenenses. Como foi para si esta primeira aventura no Restelo ?
Sim é verdade, mais um empréstimo. A verdade é que este empréstimo é que me valorizou ainda mais como jogador, e mais uma vez em termos individuais correu-me ás mil maravilhas. Fiz 11 golos e fui considerado o melhor jogador da liga orangina.
6- Na época 2011/12 chegou a ser apresentado no Benfica, e todos pensavam que ia ficar Luz. Porém, passado uma semana de treinos foi novamente emprestado ao Belenenses. Ficou desapontado com este empréstimo?
Ainda treinei uma semana e meia com o plantel do Benfica, mas infelizmente tive uma lombalgia nas costas, e não segui com o grupo para a Suiça. Nessa altura tive uma conversa com o mister Jorge Jesus e ele aconselhou-me a ser novamente emprestado ao belenenses porque tinha muitos jogadores para a minha posição e que dificilmente ia ter oportunidades. Foi aí que achei que era melhor voltar ao Restelo.
7- Na época 11/12, foi fundamental para o conjunto do Restelo, e conquistou 4 prémios individuais, sendo uma grande revelação para alguns. Acredita que esta foi a sua melhor época?
Tanto a época 09/10 como a época 11/12 foram muito boas e bastante produtivas. Sinceramente não sei dizer qual foi a melhor porque ambas as duas muito boas. Mas sim, nesta época consegui 4 titulos individuas e o prémio de revelação.
8- Antes de começar esta pré-epoca tudo indicava que iria para o plantel principal do Benfica, e chegou a dizer que estava fora de questão jogar na equipa “B. O que o fez mudar de ideias?
Tinha essa impressão que iria ficar no plantel principal. Infelizmente não foi assim como queria e desejava. Disse isso porque estava convencido que ia ficar no plantel principal, mas o futebol têm destas coisas, e eu só tenho é que ainda trabalhar mais.
9- Acha que tinha qualidade para esta temporada estar no plantel principal das águias? Como reagiu ao saber que iria para a equipa B ?
Sinceramente acho que tinha qualidade para ficar na equipa A do Benfica. Ao saber que iria para a equipa "B", reagi com alguma surpresa porque não estava nada a espera.
10- Você também disse que tinha recusado algumas propostas de clubes. Confirma, e agora que tem lugar confirmado na equipa “B”, pode dizer quais foram os clubes ?
Sinceramente não fui eu que recusei, mas sim o Benfica, por isso não posso dizer nomes. Mas confirmo que houve clubes interessados.
11- O que é que podemos esperar desta equipa do Benfica “B” esta época ? E individualmente, quais são os seus objectivos para esta temporada?
Colectivamente, podem esperar muita entrega, muita entre-ajuda, e muito trabalho. Individualmente? É tentar ajudar ao máximo o Benfica a conquistar os seus objectivos.
12- O que acha das equipas “B” ?
Acho uma boa aposta. É um projecto que com toda a certeza, vai valorizar os jovens da formação.
13- Acha que Norton de Matos é o homem certo para a “B” do Benfica? O que tem a dizer sobre ele ?
O Mister Norton de Matos é o treinador ideal para a equipa "B" do Benfica. Essa aposta têm dado frutos. Espero continuar a aprender com ele, e com toda a sua experiência.
14- Qual foi o momento mais feliz e o mais triste da sua carreira até agora ?
O momento mais feliz da minha carreira foi quando fui nomeado para melhor jogador da liga Orangina. O pior foi quando fui operado ao joelho.
15- Qual foi o jogador mais complicado que enfrentou até hoje ?
Não consigo responder a esta questão. Sinceramente não tenho assim nenhum jogador que me impressionou muito, do gênero encher-me o olho.
16- Actualmente qual é a sua referência na sua posição ? E quem era o seu ídolo de criança ?
Na minha posição escolho o Messi. Meu ídolo de criança, era o Ronaldo fenómeno.
17-Para si qual o melhor onze de sempre do futebol mundial?
Casillas na baliza; Daniel Alves, Pepe, Sérgio Ramos, Gareth Bale, na defesa; Xavi, Iniesta, Zidane Messi no meio campo; Ronaldo e Maradona seriam a dupla de ataque.
18- O que gosta mais de fazer nos seus tempo livres ?
Estar com os amigos, jogar às cartas com eles, e também navegar na internet.
Muito Obrigado por ter aceite a entrevista e boa sorte para si e para o Benfica.
Veja também as outras entrevistas!
Ludovic
Maykon
Tengarrinha
9 comentários:
Bela entrevista! Gostei de ler. Força ai Miguel Rosa
Boas....
Parabéns amigo Rui....
Entrevista com excelente qualidade, sendo que Miguel Rosa é das melhores esperanças do futebol Português, estando convencido que em breve será peça importante do SL Benfica.
Abraço
Mattos...paixaodabola.blogspot.com
Grande Entrevista! Gostava que entrevistasses o Igor Araújo do Sporting da Covilhã.
Parabéns pela óptima entrevista
Uma boa entrevista e uma boa iniciativa.
O Miguel deve ler o blog e eu aproveito para lhe dar um conselho:
Aproveita e aprende a falar espanhol, talvez assim possas convencer a direcção e o catedrático e possas fazer parte do plantel principal.
Aprende a hablar espanhol Miguel Rosa talvez assim o JJ reconheça o teu valor, ou então tem paciência porque o catedrático já está com um pé de fora do Benfica e aí terás oportunidade de triunfar de águia ao peito.
Faltou perguntar qual a posição que mais gosta de jogar, fala do Messi ou seja considera-se um extremo? eu via-o como 8, pelo menos de formação.
Jack
Um grande jogador e homem que durante dois anos serviu o meu Belenenses. Obrigado por tudo Miguel, estás nos nossos corações. Espero um dia voltar a ver-te novamente no Belenenses.
PARTICIPE DA SEGUNDA TEMPORADA DO SUPER QUIZ. DESAFIO 2:
http://fcgols.blogspot.com.br/2012/09/super-quiz-londres-2012-desafio-2.html
Boas grande post com grande entrevista.
Se fosse a ti passava o blogue para dominio proprio, um contra-ataque.com por exemplo.
Este blog tem muito potencial para passar a site e com uma pagina de facebook entao...
Cumps
Enviar um comentário