Ads 468x60px

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A 21ª rodada do Brasileirão fez um bem danado ao campeonato. Uma série de resultados interessantes aconteceram nas principais zonas da tabela e deram uma boa tumultuada na disputa por título, vaga na Libertadores e zona do rebaixamento. Por causa disso, excepcionalmente, vou dividir a postagem já com meus pitacos de quem briga pelo que.



DISPUTA DO TÍTULO - Matematicamente, os sete primeiros colocados podem sonhar com o título. Ou seja, até o Internacional, 7º colocado com 34 pontos, TEORICAMENTE, todos estão na briga. Contudo, a oscilação que São Paulo, Cruzeiro e o próprio Inter apresentam acaba por direcionar suas pretensões ao G-4. Logo, dificilmente o título escapará das mãos de Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio ou Vasco.

A disputa pelo título esquentou e deu esperança a quem também sonha em ingressar no G-4 porque o Atlético perdeu para o Corinthians, no Pacaembu. Paulo André foi o responsável por acender a chama da esperança nos demais rivais.

O Fluminense deu sua contribuição ao torneio após visitar o Figueirense, abrir 2 a 0, mas permitir a reação dos mandantes. Empate amargo para os cariocas, que só não tiveram prejuízo maior porque o Grêmio não saiu de um empate sem gols com o Palmeiras.

Quem ainda esboça reação e se mostra vivo na luta pela taça é o Vasco que bateu a Portuguesa por 2 a 0, em São Januário. Reclamações não faltaram pelos lados da Lusa, bastante irritados com a arbitragem.

Então vem a trupe dos 34 pontos: São Paulo, Cruzeiro e Internacional. Enquanto o Tricolor paulista teve sua série de 3 vitórias seguidas interrompidas com a derrota para o Bahia por 1 a 0, o Cruzeiro aproveitou o fator casa para atropelar o Náutico por 3 a 0. Sem pestanejar, o Inter também fez sua parte e, de virada, goleou o Flamengo por 4 a 1, com direito a dois gols de Forlán, que finalmente desencantou!


RISCO DE REBAIXAMENTO - A briga contra a degola engloba um feixe maior da tabela, no entanto, tal como ocorre na disputa pelo título certamente há determinadas equipes mais ameaçadas.

Uma vez que a distância entre o 10º (Náutico) e o 17º (Sport) colocados são de apenas 8 pontos temos 10 clubes convivendo com o fantasma do rebaixamento por perto. Contudo, dentro desse limite, sete times devem acender a luz amarela.

Figueirense e Atlético Goianiense, lanterna e vice, respectivamente, já começam a depender de um aproveitamento mais expressivo para escapar da degola. O problema do Figueira é mal conseguir fazer a lição de casa, desperdiçando muitos pontos dentro do Orlando Scarpelli. Já o problema do Dragão é o excessivo número de empates; 7 até o momento para apenas 3 vitórias.

O Palmeiras precisa abrir o olho urgentemente. Falhou em casa contra o Grêmio mesmo com um jogador a mais desde meados do primeiro tempo. 5 pontos separam o Verdão do Coxa, 16º colocado. Ou seja, chances reais de ser rebaixado.

Mais próximo da saída, o Sport também oscila demais. A vitória contra o Santos por 2 a 1 vem em boa hora e pode ajudar a equipe nessa reta final de campeonato.

Irregular e irreconhecível está o Coritiba. Mas o Coxa tem lapsos positivos daqueles times que fizeram bonito em 2011 e no primeiro semestre de 2012. A derrota para o Botafogo não tira tanto o sono dos paranaenses que dependem das próprias forças para sair dessa incômoda posição.

Ao meu ver, duas equipes devem ter cuidado com esse returno: Ponte Preta e Portuguesa. Estão longe de garantir a permanência na Série A, embora façam campanhas interessantes dada a limitação dos seus elencos. Porém, aí é que mora o perigo. Precisam tomar dose extra de cautela para não serem surpreendidos pelo fantasma quando o campeonato chegar nas rodadas derradeiras.


NADA COM NADA - Santos, Corinthians, Flamengo e Botafogo curtem o campeonato como figurantes.

O Peixe sofre sem Neymar e pode perder Ganso para o São Paulo. Nem por isso irá sofrer com o rebaixamento. Cedo ou tarde chegará aos 45 pontos (limite virtual para não cair) e se preocupará somente com 2013.

Já o Timão só pensa no Mundial no final do ano Vai entrosar a equipe, promover rodízio para descanso dos atletas e nem por isso perderá qualidade. Obviamente, ficará em posição intermediária. Um bom teste ocorreu nesta rodada ao bater o Galo por 1 a 0, conforme dito.

Botafogo e Flamengo assumem a irregularidade que lhes consomem e somente um aproveitamento surreal podem colocá-los no G-4. Ambos são capazes de conquistas triunfos impossíveis e serem derrotados de maneira humilhante.


Bom, o post saiu um pouco fora do padrão de sempre, mas achei importante registrar uma visão diferente da competição.

É isso, pessoal!

Até a próxima rodada!

Gabriel Casaqui
www.obotecoesportivo.blogspot.com
Dúvidas, sugestões, críticas e elogios: botecoesportivo12@gmail.com


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...