Ads 468x60px

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Crónica: Sporting - Cemitério de Treinadores, Caos estrutural

Pior arranque de sempre da sua história. Sete jogos, sete pontos. O que resulta numa vitória, quatro empates, e duas derrotas. 10º lugar, a dois pontos da linha de despromoção. Nunca o Sporting começou tão mal no campeonato. O problema, é que já não existe 'bóia de salvação': os 'leões' foram eliminados da Taça de Portugal pelo Moreirense; e na Liga Europa, o Sporting é último do seu grupo com apenas 1 ponto. É o reflexo de mais uma época muito mal pensada.

Este fim-de-semana é estreia de Vercauteren no banco dos leões. Ainda nem chegamos ao Natal, e já houve três treinadores em Alvalade. Vercauteren não vai resolver nada. Absolutamente nada. A não ser, que haja uma profunda reorganização do clube.O problema do Sporting vai muito mais além das escolhas do treinador, ou até mesmo da própria qualidade do plantel. Aliás, a situação da sucessão de Sá Pinto, é mais uma prova daquilo que falta de forma gritante ao clube.

Domingos foi a primeira prova do fracasso de Godinho
Estrutura forte, disciplina, e organização coerente. Um barco sólido, onde todos rumam para o mesmo lado. É este o principal problema do Sporting. Problema vem muito de trás, ainda antes de Godinho. Paulo Bento disfarçou esta situação, dando o 'peito ás balas', sozinho  É verdade que na altura o Benfica também andava 'zonzo', o que ajudou, e muito, a esconder esta falta de estrutura. Mas, se repararmos, é desde da saída do actual seleccionador nacional, que o Sporting têm tido os piores resultados. Depois de Bento houve Carvalhal, Paulo Sérgio, Couceiro, Domingos, Sá Pinto, Oceano, e agora, Vercauteren. Tudo isto em menos de três épocas. E a culpa é do treinador?

Porém, Godinho Lopes já percebeu isto. Já não era sem tempo. Hoje, sai na capa d'a Bola, que o presidente leonino diz o seguinte: «Percebi o problema do Sporting: organização, disciplina, métodos e respeito». É, é isto mesmo. O problema está identificado, será que vai ser resolvido? Se for Godinho Lopes a assumir a 'despesa' toda, como ele têm vindo a dizer, ponho as minhas mãos no fogo como não vai ser resolvido. Godinho, já demonstrou que não têm 'fôlego' nem carácter para trazer o Sporting de volta. Assim, vai continuar tudo igual. É preciso uma revolução muito grande, e certamente, Godinho não deve entrar nela para o bem do Sporting.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...