Ads 468x60px

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Futebol Brasileiro - 35ª e 36ª Rodadas do Brasileirão‏


Saudações Brasileiras, amigos do Contra-Ataque

90% do Brasileirão já definido! Agora só temos 2 rodadas a serem disputadas e apenas uma vaga a ser conhecida. Falo de quem será o 4º e último time a ser rebaixado. No mais, vagas na Libertadores preenchidas e mais uma equipe degolada com antecedência.

retirado de esporte.uol.com.br
Como era esperado, o campeão foi o Fluminense, do artilheiro Fred, Deco e Cavalieri. O título veio contra o Palmeiras, até então com a corda no pescoço. Mesmo fora de casa, o Flu tomou a dianteira e abriu 2 a 0. O Verdão bem que buscou o empate, mas Fred, aos 42 do segundo tempo, anotou seu segundo gol na partida e levou a taça para o Rio. Na entrega do troféu, nem mesmo a derrota para o Cruzeiro foi capaz de estragar a festa!

O Grêmio, eliminado na Copa Sul-Americana de maneira bem surpreendente, tratou de direcionar forças ao Brasileirão e à vaga na Libertadores. Além de empenho, contou com tropeços do Atlético Mineiro para segurar a vice-liderança. Primeiro, tratou de virar para cima do São Paulo e evitar que outro rival direto tumultuasse o G-4. Depois, arrancou um empate suado contra a Lusa.

Um ponto atrás, o Atlético Mineiro sentiu o baque da perda do título e corre o risco de perder a vaga imediata para a Libertadores. Somou apenas 2 pontos conquistados nessas duas rodadas. Empates amargos contra Vasco e contra o lanterninha e já rebaixado Atlético Goianiense, este em pleno Independência.

Fechando o G-4, o São Paulo juntou-se a Corinthians e Palmeiras, rivais do Estado, e garantiu sua vaga para a Libertadores-13. O triunfo sobre o Náutico por 2 a 1, de virada, fez o Tricolor alcançar 62 pontos e não pode mais ser alcançado pelo 5º colocado. A partida marcou também a estreia de Paulo Henrique Ganso com a camisa Tricolor. Entrou na segunda etapa, porém teve atuação discreta.

A turma do "nada com nada" começa com o Timão, em ritmo de treino para o Mundial, mostrando que não está para brincadeira. Mais seis pontos na conta! Goleou o Coritiba e derrotou o Internacional, no Beira-Rio.

O Botafogo alimentou esperança de Libertadores em vão. Novamente sabotou-se. Apesar de ter atropelado a Portuguesa, 3 a 0, sucumbiu perante o Sport, na Ilha do Retiro, e deu adeus ao torneio continental.

Outro carioca não menos cabisbaixo é o Vasco da Gama. Após passar boa parte da competição no G-4, caiu para 7º com os mesmos 54 pontos do Fogão. Após segurar o Galo, voltou a vencer: 2 a 1 sobre o Coritiba, lá no Orlando Scarpelli.

O lado vermelho do Rio Grande do Sul só lamenta. Mais duas derrotas e outro técnico demitido. Ponte Preta e Corinthians, aliados ao péssimo futebol apresentado, culminaram na demissão do ídolo colorado Fernandão.

Cruzeiro e Santos curtem o resto da temporada já pensando em um 2013 melhor. Enquanto a Raposa se anima com as vitórias sobre Bahia e Fluminense, o Peixe alterna seus altos e baixos depois de ser derrotado de virada pelo Atlético Goianiense e bater o já rebaixado Figueirense.

As circunstâncias devem livrar Ponte Preta, Náutico e Coritiba de qualquer risco de degola nas últimas rodadas. A Macaca com 46, Timbu e Coxa com 45 assistem de perto a briga de foice entre Bahia - 43, Portuguesa - 41 e Sport - 40. Isso porque o trio realmente ameaçado dificilmente deve somar mais que 3 pontos nas duas últimas rodadas.

Propositalmente pulei o Flamengo, pois é ele quem vai trazer à tona o assunto rebaixamento. Desinteressado, o Mengão bateu o Náutico, nos Aflitos, e foi o responsável pelo rebaixamento do Palmeiras, o segundo em sua história. O Verdão bem que abriu o placar, só que aos 44 minutos, Vagner Love, ex-Palmeiras, foi carrasco e anotou o gol de empate que decretou a degola dos paulistas.

Uma campanha surpreendente do Verdão, campeão da Copa do Brasil deste ano. Um elenco que não é de todo ruim perdeu força, tropeçou nas próprias pernas por muitas vezes e reencontrará a Série B 10 anos após seu primeiro rebaixamento. Curiosamente, o jogo da queda novamente foi contra um time rubro-negro. Em 2002, derrota por 4 a 3 para o Vitória.

A confirmação da degola veio com o empate entre Portuguesa e Grêmio por 2 a 2. Aliás, a Lusa fez 2 a 0 e permitiu a reação gaúcha. Agora, além de ter perdido boa chance de manter-se na Série A, vai sofrer até a última rodada com o fantasma do rebaixamento. O lado bom é que só depende de si.

Quem também só depende das próprias forças é o Bahia, que venceu a Ponte Preta e está a incômodos 3 pontos de vantagem sobre o Sport. Uma rodada favorável pode livrar os baianos já na próxima rodada.

O Sport cresceu em um momento interessante do campeonato. Vacilou ao apenas empatar com o Figueirense, mas usou bem o fator casa para derrotar o Botafogo e manter o sonho de permanecer na elite do futebol brasileiro bem vivo.

Por fim, os rebaixados Figueirense e Atlético Goianiense apenas aguardam a virada do ano. Mas vale destacar que o Dragão venceu o Santos, com Neymar, de virada por 2 a 1 e foi incomodar o Atlético Mineiro. Enfim, jogam sem ambições e se permitem algumas surpresas interessantes.


É isso, pessoal!

Até a próxima rodada!

Gabriel Casaqui
www.obotecoesportivo.blogspot.com
Dúvidas, sugestões, críticas e elogios: botecoesportivo12@gmail.com


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...