Ads 468x60px

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Futebol Brasileiro - 33ª e 34ª Jornadas do Brasileirão‏

Saudações Brasileiras, amigos do Contra-Ataque


Um longo tempo passou mas estou de volta com o resumão do Brasileirão que já vive suas últimas emoções.
esporte.uol.com.br. Clique para ver maior
De cara, uma notícia não muito boa. A briga pelo título praticamente acabou. Com uma vitória sobre o Coritiba e conquistar um precioso empate contra o São Paulo, no Morumbi, o Fluminense abriu novamente 9 pontos na ponta e, restando apenas 4 rodadas para o término do campeonato, pode-se dizer que só um milagre tira o título do Flu.

Isso muito se deve aos dois tropeços do Atlético Mineiro, que empatou com o Flamengo e foi derrotado pelo Coxa. Para piorar, além de dar adeus ao título, viu o Grêmio encostar na tabela. Somente um ponto separa o Galo do Tricolor gaúcho, embalado pela vitória suada contra a Ponte Preta, 1 a 0 aos 45 do segundo tempo, gol de André Lima.

O São Paulo só se manteve no G-4 graças à bela vitória conquistada sobre o Sport, na Ilha do Retiro, e em razão da irregularidade dos rivais, que não aproveitaram seu empate diante do líder Fluminense. O Tricolor está 8 pontos à frente de Botafogo e Internacional mas também direciona forças para a Copa Sul-Americana para garantir um título e também a vaga na Libertadores.

Após a goleada sobre o lanterna Atlético Goianiense, o Botafogo permitiu o empate do Palmeiras nos 46 do segundo tempo. Ainda assim, subiu para 5º lugar e dá sinais de que terminará dignamente o Brasileirão.

Por outro lado, o Internacional começou como grande favorito ao título e cada vez mais se esforça em ficar longe da zona da Libertadores. Foi visitar o Náutico e levou atordoantes 3 a 0. Vale lembrar que na rodada anterior, venceu um polêmico jogo contra o Palmeiras que foi parar no STJD (Corte maior da Justiça Desportiva). Tudo começou quando o placar marcava 2 a 1 para o Inter e Barcos fez um gol de mão intencional. Contudo, o gol só foi invalidado bem depois, o que reforça a tese de interferências externas na decisão do árbitro. Enfim, vem barulho por aí...

Queda vergonhosa quem deu foi o Vasco. Conquistou sua sexta derrota consecutiva e foi parar em 7º lugar. Os cariocas vivem momento conturbado dentro e fora do campo. Problemas no pagamento de salários, técnico alvo do Cruzeiro, crise política, enfim, o Vasco realmente terá um fim de temporada bastante melancólico.

A exemplo do próprio Cruzeiro, que começou até bem mas caiu, perdeu força na briga pela Libertadores e acumula três derrotas seguidas. Nesta rodada, em pleno Independência, foi goleado impiedosamente pelo Santos, com direito a show de Neymar. Dos 4 a 0, 3 gols do craque santista e um passe para Felipe Anderson fechar a conta. Mesmo sem contar com Neymar durante boa parte do campeonato, o Peixe dá sinais de que já pensa em 2013 e preocupa-se somente em terminar bem o Brasileirão.

Merece destaque a ascensão do Coritiba. Até ontem estava ameaçado de rebaixamento, contudo, depois da bela vitória sobre o Atlético Mineiro alcançou o 45º ponto e está praticamente livre da degola.

O Náutico também deu passo importante rumo à permanência na Série A. Como dito, a surra aplicada no Internacional nos Aflitos deixou o Timbu bem próximo de seguir na elite do futebol brasileiro ano que vem.

Melhorando paulatinamente está o Flamengo. Segurou o Galo e fez a lição de casa ao bater o condenado Figueirense por 1 a 0. Os 4 pontos conquistados deixam o Mengão com 44 e perto de afastar de vez o fantasma do rebaixamento.

A Ponte Preta fez um Brasileirão "8 ou 80". Venceu o Cruzeiro e foi derrotada pelo Grêmio no último minuto. Vai passar apuros nas últimas rodadas, no entanto deve se salvar pelas circunstâncias que envolvem outras equipes.

Vamos falar do que interessa: Rebaixamento!

Conhecemos nessa rodada o primeiro rebaixado à Série B 2013. Em casa, o Atlético Goianiense recebeu o desinteressado Corinthians, levou 2 a 0 e, de brinde, o retorno à 2ª divisão do campeonato nacional. Realmente, o Dragão não mostrou a mesma sorte/competência dos anos anteriores e sua queda estava visível já na metade do certame.

Virtualmente rebaixado está o Figueirense. Empatou com a Portuguesa, quando poderia embolar de vez a briga pela sobrevivência. Daí perdeu para o Flamengo, outro virtual concorrente direto. Ou seja, tudo indica que será o próximo a cair.

Entretanto, o vespeiro reside da 15ª à 18ª posição. Nesta rodada, o Bahia foi encarar a Lusa e venceu. Significa que, agora, Bahia e Portuguesa estão empatados com 40 pontos, 4 pontos à frente do Sport, 17º colocado. Ressalte-se que o Sport venceu o Vasco e abriu 3 de diferença para o Palmeiras. Logo, o Verdão está 7 pontos distante da zona da degola.

Vamos além: o Palmeiras depende de 3 rodadas favoráveis para escapar (lembrando que há 4 em jogo). E o Sport de apenas duas. Enquanto o Bahia trouxe a Portuguesa para a briga de foice no escuro, o Sport alimenta esperanças em escapar, ao mesmo tempo em que o Palmeiras começa a entrar em pânico diante de circunstâncias tão complicadas.

O Verdão terá o Fluminense pela frente, podendo ser campeão na próxima rodada. O Sport vai visitar o Figueirense com a faca e queijo na mão. Lusa e Bahia tem pela frente Botafogo e Cruzeiro, respectivamente, e ambos fora de casa. Enfim, ao meu ver, dificilmente o Palmeiras escapa e o Sport, com sorte, pode jogar Lusa ou Bahia aos leões. Aguardemos os próximos capítulos!


É isso, pessoal!

Até a próxima rodada!

Gabriel Casaqui
www.obotecoesportivo.blogspot.com
Dúvidas, sugestões, críticas e elogios: botecoesportivo12@gmail.com

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...